COMO CAPTAR LEADS DE MANEIRA PRÁTICA E EFICAZ

"10 Exemplos práticos para empresas que desejam captar leads e converter em vendas...."

A maioria dos visitantes de um site não converte. Mas as empresas ainda têm a oportunidade de capitalizar o tráfego da Web criando um formulário de captura de leads que realmente funciona.

O design e a estrutura de uma página de captura de leads são essenciais para o seu sucesso. O objetivo dos formulários de captura de leads é coletar dados do consumidor que você pode usar para sua vantagem posteriormente.

A outra coisa a ter em mente é não tentar forçar as pessoas a vender. O objetivo de um formulário de captura de leads é oferecer aos consumidores a opção de facilitar o relacionamento com a sua marca. Então aqui está o que fazer.

#1 Capte a atenção

Se você teve o trabalho de criar um formulário de captura de leads, posicione-o onde as pessoas o verão. Com muita freqüência, os profissionais de marketing colocam esses formulários na parte inferior de um artigo ou abaixo da dobra em uma página de destino.

A maioria dos leitores não chega ao final de uma página e, se sua introdução não encorajar os usuários finais a rolarem para baixo, seus esforços para criar uma página de captura de leads serão desperdiçados.

O posicionamento de um formulário de captura de leads é um fator chave no sucesso de sua campanha. Vários tipos de anúncios pop-up são uma escolha comum, pois ocupam a tela inteira. Eles são impossíveis de perder.

No entanto, o erro que as empresas on-line tendem com os anúncios de canal é introduzi-los muito cedo. Quando você faz isso, os formulários são perturbadores. Os usuários da Internet não gostam disso. Se você optar por um banner pop-up, defina-o para aparecer quando os visitantes estiverem saindo do site e não enquanto o estiverem navegando.

Como alternativa, use um anúncio nativo. A regra geral é que o formulário apareça acima da dobra - mas sem tornar a captura de chumbo intrusiva. O melhor posicionamento está no canto superior direito ou, alternativamente, imediatamente abaixo do espaço do cabeçalho.

#2 Minimize o atrito

 As formas de captura de chumbo podem ser abrasivas. Os visitantes não gostam que a navegação seja interrompida. 

Além disso, eles não se sentem à vontade em entregar seu endereço de e-mail ou outros detalhes pessoais a uma marca que acabaram de descobrir.

A formatação e o design do seu formulário também entrarão no pensamento deles. Como regra geral, limite o número de campos a um máximo de cinco. Mas isso dependerá da qualidade dos dados que você precisa coletar para satisfazer as metas de sua campanha.

Lembre-se de que mais pessoas provavelmente preencherão um formulário com menos campos. Isso é particularmente verdadeiro se você é uma pequena empresa que não tem o poder de uma reputação online. Às vezes, tudo que você precisa é de um endereço de email.

# 3 Mais = leads de melhor qualidade

Ao criar um formulário de captura de leads, determine as metas que você deseja alcançar com a campanha. Mas leve em conta os pontos mencionados acima.

Formulários curtos geram mais leads, formulários mais longos geram leads de melhor qualidade.

Quando os clientes estão dispostos a preencher um formulário com mais campos, é uma indicação sólida de que eles têm uma intenção maior de comprar. Você ainda precisa encontrar um bom equilíbrio entre a qualidade das informações coletadas e a disposição dos visitantes de preencher formulários longos.

Algumas considerações a considerar;

  • quão estabelecida é a sua empresa? Você precisa ter alguma atração para um formulário de geração de leads em vários campos
  • quão único é o seu produto
  • qual é a qualidade do seu produto versus seus rivais
  • você já tem uma lista de e-mail razoável? Se você estiver criando uma lista de e-mail, vá para um pequeno formulário Se você deseja atualizar sua lista de endereços com leads de melhor qualidade, use um formulário mais longo

# 4 Use um título informativo

Para capturar a atenção dos consumidores, a qualidade do seu título faz toda a diferença. As pessoas precisam saber exatamente o que estão vendo. Se o título não for explícito e os levar ao restante do anúncio, eles serão clicados imediatamente.

Existem muitas maneiras de criar titulos cativantes em marketing. Todavia, ao criar títulos para um formulário de captura de leads, vá direto ao ponto. Forneça informações específicas e diga exatamente o que você está oferecendo.

A razão pela qual o formulário de captura de leads acima funciona tão bem é porque usa letras grandes e em negrito para declarar uma reivindicação. A subposição se expande no cabeçalho e fornece aos leitores mais informações que explicam o que eles podem esperar receber ao optar por participar.

# 5 Provocar confiança e autoridade

A confiança é uma questão importante para os compradores da Internet. As empresas on-line são essencialmente empresas sem rosto e a maioria dos visitantes do seu site nunca ouviu falar de você. Então, por que eles deveriam entregar seus dados pessoais de contato?

O maior problema para os anunciantes é o mercado on-line está saturado. Além disso, muitas marcas não cumprem o que prometem. Posteriormente, a maioria dos consumidores não confia na publicidade tradicional.

Para superar esse obstáculo, inclua evidências que apoiem a reivindicação que você está fazendo ou conteúdo que o posicione como um especialista em seu campo. 

O formulário de captura de leads acima funciona de duas maneiras principais; posiciona nosso CEO como especialista e dá credibilidade à empresa. 

A combinação de todos esses componentes-chave aumenta instintivamente a confiança. Portanto, é mais provável que os visitantes acreditem na ousada declaração de abertura no título.

# 6 Reforce os benefícios da sua oferta

Todo profissional de marketing sabe incluir os benefícios de seu produto ou serviço em seu site. Mas poucos tomam medidas para reforçar esses benefícios em outras formas de publicidade, como as páginas de destino.

Destacar os benefícios é um meio de informar os novos clientes sobre o que eles podem esperar de seus negócios. E a repetição é um meio de ajudar os visitantes que retornam a conhecer o que você é.

A página de captura de leads acima é um bom exemplo de reforço dos benefícios. Este é outro nosso. Nesse caso, usamos o depoimento de um cliente existente para qualificar a reivindicação que fazemos no início do anúncio.

# 7 Ofereça um período de teste

Os consumidores estão mais dispostos a entregar seus dados pessoais se tiverem uma intenção genuína de comprar ou se você lhes oferecer um incentivo que eles não podem recusar.

Use a intenção do comprador para sua vantagem. Ao oferecer aos clientes uma avaliação gratuita, você pode esperar que a taxa de sucesso do seu formulário de captura de leads se multiplique. Existem razões significativas para isso:

  • A psicologia de um consumidor acha difícil resistir a qualquer coisa que seja gratuita
  • Experimentar antes de comprar é um incentivo que todo consumidor deseja se tiver a oportunidade
  • Testes gratuitos fazem uma afirmação ousada: esta é sua chance de provar que seu produto é melhor que a concorrência.

Quando você oferece uma avaliação gratuita, há o risco de as pessoas abusarem da sua oferta. Para evitar esse problema, coloque uma escala de tempo na avaliação ou um limite para os produtos dos serviços que você deseja vender. Você também pode contrabalançar sua oferta, solicitando mais informações para reduzir os desperdiçadores de tempo.

Vamos voltar ao enigma que discutimos anteriormente; quantos campos você deve incluir em uma página de captura de leads? Ao levitar o incentivo de uma avaliação gratuita, você tem a licença para solicitar mais informações.

Mais campos lembrados significam leads de melhor qualidade. E como a probabilidade de os consumidores aproveitarem uma avaliação gratuita é maior, os leads alcançados têm mais chances de resultar em mais conversões.

# 8 Ofereça um presente grátis

 Nem todas as empresas poderão oferecer testes gratuitos. Mas isso não significa que você não possa atrair clientes com a oferta de um brinde. Seu presente pode ser qualquer coisa que você queira, desde que seja relevante e algo que as pessoas provavelmente desejem.

Por exemplo, você pode oferecer brindes promocionais que conscientizem sua marca. 

 Incentive os clientes a deixarem seus dados pessoais com você. Mas também dê a eles algo que eles não podem obter de graça em nenhum outro lugar. 

Por exemplo, a captura de leads acima oferece aos leitores acesso a informações "secretas". Mas a realidade é que o conteúdo do guia gratuito provavelmente pode ser encontrado em todos os blogs de marketing digital na web. O que faz com que a forma de captura de leads acima funcione é a promessa de 'dominar' o 'essencial'. 

# 9 Faça sua oferta perceptível 

A regra geral do marketing é que você tem 8 segundos para atrair a atenção do seu público.

Se você não conseguir chamar imediatamente a atenção dos usuários finais, eles sairão do seu site ou continuarão sem deixar os detalhes. Portanto, verifique se as pessoas podem ver rapidamente o que você está oferecendo.

Use letras grandes e em negrito que sejam claramente visíveis e não colidam com a imagem de fundo. Use também recursos visuais adequados que reforçam sua oferta.

# 10 Não esqueça a política de privacidade

Graças ao aumento do crime cibernético e do spam, os consumidores relutam em fornecer o endereço de e-mail às marcas. Não é tudo o que existe e acaba com todas as técnicas de marketing, mas adicionar uma política de privacidade à sua página de captura de leads ajuda bastante a evocar a confiança.

Agora que você conhece os componentes de marketing que precisa incluir em um formulário de captura de leads, caso tenha mais alguma duvida, entre encaminhe o email para contato@dmarquesvendas.com.br.